- COM QUE LETRA COMEÇA SEU NOME ? SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE SUA PERSONALIDADE ATRAVÉS DA LETRA INICIAL DO SEU NOME. (A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z )
A Dono(a) de uma personalidade ativa e decidida, você é uma pessoa cheia de energia, sempre pronta a se lançar em alguma aventura. Uma vida sem desafios, para você, não tem a menor graça. E como é um(a) líder nato(a), acaba arrastando os outros com seu entusiasmo. Só tome cuidado para não se tornar um(a) cabeça dura.
1. B Você é do tipo que sabe o que quer e sempre chega lá. Embora viva em busca de prazeres, é muito preocupado(a) com sua segurança financeira. Tem hábitos enraizados, uma memória excelente e adora dividir sua experiências com alguém, de preferência com seu amor. Seu aprendizado é lento, mas profundo: Depois que aprendeu, nunca mais esquece. O lado vingativo? O risco de se tornar teimoso(a) e ciumento(a).
2. C Criativo(a), amável e expressivo(a), você é uma pessoa cheia de charme e com uma dose incrível de curiosidade. Tem a maior dificuldade de se concentrar no que está fazendo e não consegue guardar suas idéias só para você: precisa compartilhar tudo com os outros. Festas? Você adora, e está sempre de bom astral. O único perigo é exagerar a dose e se tornar nervoso (a), inquieto (a) e pouco fofoqueiro (a). Mesmo porque você adora “enfeitar” a realidade.
3. D Atencioso (a), ligado(a) à família e com um senso maternal enorme, você gosta de se sentir útil e necessário(a) e costuma assumir mais responsabilidades do que pode. Sua palavra é uma só e dificilmente você volta atrás. Muito ocupado(a), está sempre fazendo alguma coisa e dificilmente tem uma hora livre para o lazer. O perigo é se tornar dependente e infantil demais, “sempre pendurado(a) nos outros”.
4. E Inteligente e comunicativo(a), você tem necessidade incrível de falar, mas nem sempre diz tudo o que se passa pela sua cabeça. Movido(a) pela razão, só fica bravo(a) quando é desmentido(a) ou contrariado(a). E como pensa muito, também tem dificuldade de se concentrar no que está fazendo. Poderia se tornar um(a) ótimo(a) escritor(a), advogado(a) ou professor(a). Mas precisa controlar seu nervosismo e tomar cuidado para não virar um(a) tagarela.
5. F Romântico(a), divertido(a) e cheio(a) de amor para dar, você quer que todos gostem de você e não economiza gentileza e simpatia. Adora ser o centro das atenções, e da vida, quer apenas o melhor: dinheiro, poder, sucesso... Mas basta aparecer uma criança que seu coração derrete. Quanto ao lado negativo, bem, você tem um certo ar de mandão(ona) e pode se tornar muito egoísta se continuar se preocupando tanto com as coisas e com você. Afinal, ninguém tem obrigação de ser perfeito.
6. G Sério(a) e honesto(a) no trabalho, você busca a perfeição em tudo o que faz e se aborrece quando as coisas não saem como você queria. Pensa muito antes de agir, mas quando decide é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer da vida. Assuntos ligados à saúde são os seus preferidos, e poderia muito bem trabalhar nessa área. Cuidado com a impaciência, que pode levá-lo(a) a um estresse facilmente.
7. H Bastante ligado(a) em dinheiro e posição, sua personalidade cresce quando você se vê diante de um desafio. “Vem quem tem” poderia ser perfeitamente seu lema de vida. E você não fica dias buscando soluções para os problemas: resolve tudo num segundo. Isso sem dúvida, fez de você uma pessoa muito solitária, pouco chegada a brincadeiras e um tanto quanto distante e severo(a). Será que toda essa eficiência não esconde uma certa insegurança?
8. I Carinhoso(a), sensual e muito fiel, você tem necessidade de demonstrar seu amor a todo instante e espera que a pessoa amada faça o mesmo. Superprotetor(a) e muito prático(a), está sempre disposto(a) a resolver os problemas dos amigos mais chegados. E costuma ficar bravo(a) quando eles não aceitam a sua ajuda ou os seus conselhos. Outra grande preocupação sua é o dinheiro, coisa que você gosta bastante, não!? Cuidado para não se tornar uma pessoa muito teimosa, possessiva e dependente.
9. J Você joga de igual para igual com qualquer pessoa. Não se sente melhor nem pior do que ninguém e tem uma cabeça bastante aberta. Ficar parado(a)? Impossível! Com sua agilidade mental e física, você passa o tempo todo lendo (adora estudar), não perde uma oportunidade de viajar e tem uma paixão pela vida de dar inveja a qualquer um. Só não é legal na hora de julgar os outros ou de dizer “certas” verdades à queima roupa, sem um pingo de diplomacia.
10. K Você tem muito poder! É decidido(a) e tem um certo magnetismo, mas nem por isso vive anunciando suas qualidades. Ao contrário. Gosta de ficar quieto(a), observando e tirando suas próprias conclusões, sem se preocupar com a opinião alheia. Seus defeitos? Ser ciumento(a) e meio possessivo(a), por isso cuidado com certas manias. Também é dependente.
11. L Essa coisa de grupo definitivamente não faz sua cabeça. Seu negócio é um de cada vez e, quando saiu com um(a) amigo(a) ou um(a) paquera, não quer mais ninguém por perto. Nessas horas você fica totalmente à vontade, e até tira de letra qualquer ressentimento que possa surgir. Agora, se há uma coisa que deixa você nervoso(a) é ter que tomar uma decisão. Ufa! Como é difícil, não!? Por isso, às vezes você parece teimoso(a). Ou preguiçoso(a) e desligado(a). Mas é tudo fuga.
12. M Emotivo(a) e muito ligado(a) à família, você exagera nos seus cuidados e corre o risco de sufocar aqueles que ama. Mas isso é porque tem muita energia e precisa manter as mãos e a cabeça sempre ocupados com alguma coisa. Nas relações de amor ou de amizade, quando se machuca, você se recolhe para dentro de si mesmo(a) e só sai depois de um pedido de perdão. Quer um conselho? Controle melhor seu temperamento e deixe as pessoas amadas mais nas delas.
13. N Criativo(a), dinâmico(a) e inteligente, você é um(a) trabalhador(a) incansável, disciplinado(a) e sempre disposto(a) a colaborar com os outros , sem nenhuma outra intenção a não ser a de ajudar. Prático(a) consegue executar tarefas cansativas e monótonas, que a maioria das pessoas detestaria encarar. Mas quando está trabalhando odeia ser interrompido(a). É muito crítico(a) com você mesmo(a) ou com os outros.
14. O Em casa, rodeado(a) pela família, você se sente um(a) rei(rainha): assume qualquer responsabilidade, resolve todos os problemas, se emociona com todas as situações. Mas se alguém o(a) magoar é capaz de dias em silêncio, curtindo sua mágoa. Não, você não é vingativo(a), mas é possível que passe os anos sem falar com a pessoa que o(a) ofendeu. Cuidado! Esse negócio de controlar/manipular a vida dos outros pode acabar virando obsessão. E da sua vida, quem cuida?
15. P Você busca a paz a qualquer preço, nem que seja... brigando! E nem de longe viver ao lado de pessoas que se relacionam à base de tapas e berros, sejam elas, sua mãe, seu pai, ou o grande amor da sua vida. Além da paz, seu coração precisa muito de amor. E você está sempre namorando. Mas que ninguém tente prendê-lo(a) ou proibí-lo(a) disso ou daquilo, porque, daí é adeus na certa. Só tome cuidado para não julgar e criticar os outros.
16. Q Você tem um bom coração e está sempre disposto(a) a ajudar os menos favorecidos. Vive tentando encontrar soluções para o problemas que afligem a humanidade e sabe direitinho como agir quando está interessado(a) em alguma coisa, pois costuma correr atrás do que quer. Em geral é movido(a) pela intuição , que em você é muito forte. O difícil é manter os dois pés no chão e fazer uma coisa de cada vez, já que está sempre envolvido(a) com mil planos.
17. R Quando se trata de resolver os problemas dos outros, você pensa e age como se fosse a pessoa mais sábia do mundo. Quando o problema é seu, fica totalmente confuso(a). Isso acontece porque gostaria de decidir as coisas sempre com a cabeça fria. Mas como o coração tem mania de se intrometer nas nossas dúvidas, fica difícil mesmo decidir. Quer um conselho? Controle sua ansiedade e não tenha medo de errar! Essa é uma boa maneira de aprender, sabia?
18. S Você sabe perfeitamente o que quer da vida... e sempre consegue chegar lá! Tem a maior habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-lo(a) a tocar seus planos e não se importa nem um pouco em fazer “teatrinho” quando necessário. Sua sensualidade não passa despercebida e você aprendeu a usar essa arma muito bem. Principalmente entre quatro paredes. O perigo é se tornar muito dominador(a).
19. T Você tem tanto amor para dar, tanta compaixão, que é capaz de passar a vida fazendo bem aos outros, esquecendo-se que é uma pessoa e que também precisa receber ajuda e amor. Tome cuidado; agindo assim, pode acabar na posição de mártir. Até porque uma aura de santidade você já tem. É lógico que algumas vezes não consegue perdoar ou esquecer um mal que lhe fizeram. Mas isso é o mínimo que pode fazer para se defender.
20. U Amigável, generoso(a) e aberto(a), você é uma pessoa simpática, respeitada e fácil de se lidar, mas quando se trata do seu dinheiro, do seu tempo e das suas preocupações, nada é mais importante. Nem ninguém. Isso, sem dúvida, é um sinal de que você tem muito o que aprender sobre o crescimento da alma. Mas se controlar esse egoísmo e for um pouco mais diplomático(a) no trato com as pessoas, já terá andado metade do caminho.
21. V Você é uma fonte de lucidez fora do comum, quando de trata de julgar o mundo e as pessoas. E toda vez que abre a boca diz a coisa certa. O problema é que vive com um pé no chão e outro na lua, ligando e desligando sua atenção com uma rapidez incrível. Por isso, muitas vezes, parece estar nem aí com o que ocorre no mundo ou a sua volta. Liberdade, para você, é a coisa mais importante do mundo e, por isso, costuma resolver sozinho(a) seus problemas, sem pedir ajuda ou conselhos a ninguém. Ordens? Você detesta. Tanto dar, quanto receber. Só precisa aprender a controlar sua teimosia.
22. WNada pode deixar você mais feliz do que um elogio. É capaz até de dar uma festa, só porque alguém disse que é bonito(a). Em compensação, costuma entrar na mais profunda depressão quando se sente humilhado(a) ou desrespeitado(a) por alguém. E, em vez de por para fora sua indignação, se esconde e se isola de todos. Com crianças, você se dar super bem e fica totalmente a vontade para demonstrar todo o seu romantismo e sua criatividade. Cuidado! Esse excesso de sensibilidade revela uma certa vaidade pessoal que precisa ser trabalhada. Pense nisso.
23. X Cheio(a) de talentos, você possui muita energia e é capaz de levar seu entusiasmo a extremos, deixando as pessoas atrapalhadas, com a maior dificuldade em acompanhar seu ritmo. Pudera! Você se envolve em mil projetos ao mesmo tempo! E mesmo que não termine algum, agita tanto no começo que é impossível para seus amigos ficarem de fora. Cuidado para não se tornar muito confuso(a) e disperso(a), sem saber que rumo tomar. Principalmente nas coisas do coração.
24. Y Muito independente, você adora conquistar títulos, pessoas e fãs. É organizado(a), responsável e leva o maior jeito para ser chefe, pois sabe comandar um grupo como ninguém. Com tudo isso, não é de admirar que tenha um estilo todo próprio de fazer as coisas e não esteja nem aí para o que os outros pensem ou digam. Com o dinheiro, você é até meio pão-duro(a), mas sabe muito bem fazer seu pé. Só precisa ter cuidado para não virar um(a) esnobe, e achar que não há espaço para algumas bobagens em sua vida, principalmente o amor.
25. Z Esta é a letra do destino. E se seu nome começa com Z, você tanto pode ser o(a) maior sortudo(a), como ter vários problemas na vida, mesmo que não faça nada para isso. Por outro lado, tem um ótimo coração, muita criatividade e bastante energia física. Gosta de manter uma certa privacidade e tem muitos segredos que não conta para ninguém. Sua personalidade muda bastante, dependendo da situação. E por isso, às vezes, as pessoas não conseguem entendê-lo(a). Tente confiar um pouco mais nos outros e... acredite: a felicidade existe.
CRIEI ESTE BLOG COM O OBJETIVO DE PUBLICAR TRABALHOS REALIZADOS EM SALA DE AULA E PROPÔR ATIVIDADES PARA OS ALUNOS.
domingo, 27 de novembro de 2011
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
DICAS PARA ESCREVER CORRETAMENTE
LIÇÕES IRÔNICAS PARA REDAÇÃO
Escrever bem hoje em dia é uma habilidade fundamental no convívio humano. Entretanto, essa capacidade vem sendo constantemente banalizada. Apresento um singelo manual em rápidas 45 lições irônicas para que você possa ampliar seu dom de escrever:
1- Use as, vírgulas nos, lugares certos.
.
2- Não faça muitas citações, como diz meu professor João, "quem cita os outros não tem capacidade própria de pensar e escrever".
.
3- Iscreva portugueis direito. Hortografia coreta é eçenssiau.
.
4- Jamaix iskeva axim miguxo, xi naum eu fiko tixti.
.
5- Não abuse dos pontos de exclamação!!!!!! Só um já é o suficiente!!!!!!!!
.
6- Você Não Deve Escrever As Iniciais De Todas As Palavras Em Maiúsculo Se Não For Um Título.
.
7- Cuidado com as redundâncias pleonásticas repetitivas.
.
8- Vá direto ao ponto mais ou menos específico aproximado.
.
9- N use aqlas abrev da net, pq tvz ngm entenda.
.
10- Por que as pessoas não colocam mais ponto de interrogação nas suas perguntas. Será que todos são obrigados a adivinhar que aquilo é uma pergunta.
.
11- Não escreva palavrões, seu filho-da-puta!
.
12- Cuidado com os parônimos! Confundi-los pode discrever uma sentença completamente deferente da pretendida.
.
13- Nãoamontoeaspalavras,senãodeixarespaçonãodáparaent endernada.
.
14- desde o ensino fundamental aprendemos que substantivos próprios começam com letra maiúscula. essa é uma regra de gramática tanto aqui no brasil, quanto na antuérpia.
.
15- Não use à crase onde ela não existe.
.
16- Exagerar é 100 bilhões de vezes pior que o comedimento.
.
17- Frases incompletas são
.
18- Voce nao podera esquecer da acentuaçao e do til.
.
19- Doravante, Vossa Mercê obliterá arcaísmos.
.
20- O uso de parênteses (mesmo quando relevante) é desnecessário.
.
21- Seja incisivo e confiante. Ou não. Talvez...
.
22- Quem precisa de perguntas retóricas?
.
23- Passe a borracha nas gírias, mesmo que sejam show de bola, tá ligado?
.
24- A voz passiva deve ser evitada.
.
25- Mesóclises, evitá-las-á a todo custo.
.
26- Não fique escrevendo no gerúndio, pois seu texto vai dando a impressão de estar sempre continuando, nunca tendo um fim.
.
27- Não coloque rostinhos feitos com símbolos no texto ; -)
.
28- Não use reticências...elas dão a sensação de...imprecisão e...incerteza...
.
29- Você já sabe da importância dos sinais de pontuação não é mas é sempre bom lembrar pois é imprescindível
.
30- O plural são necessário em todas a palavras da frase.
.
31- Não coloque “aspas” em “tudo”, como que “para tirar o seu da reta”.
.
32- Superlativos são prejudicialíssimos para o seu texto.
.
33- Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
.
34- Não escreva palavras com uma só palavra. Jamais!
.
35- Nunca generalize. Generalizar sempre é um erro.
.
36- NÃO ESCREVA EM CAIXA ALTA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. E GRITAR NÃO É NADA EDUCADO.
.
37- Conforme recomenda a SIFUD, nunca use siglas desconhecidas.
.
38- Atrapalhar-se com homônimos pode transformar a cessão do seu texto numa seção de terror.
.
39- Analogias são tão úteis quanto mamilos num urubu.
.
40- Desnecessário faz-se redigir um escrito deveras rebuscado. Tal ufania advém do esmero exacerbado que beira o exibicionismo narcisístico.
.
41- Metáforas são como pooddles de guarda, não servem pra tarefa e só enchem a paciência.
.
42- Cuidado para não repetir a mesma palavra. Prefira um sinônimo à palavra repetida. A repetição de uma palavra pode torná-la repetitiva, já que essa palavra vai sendo repetida palavra após palavra, numa grande repetição de palavras repetidas.
.
43- Não use ditos populares, em boca fechada não entra mosca.
.
44- Evite frases exageradamente longas, como já nos ensinavam os antigos gregos, em que a habilidade da retórica, ou seja, de falar muito sem nenhum objetivo aparentemente real, também não era bem visto, porque já naquela época sabiam que frases longas demais acabam por abarcar conceitos e temas muito diversos, o que obriga o leitor a se esforçar mais do que o necessário para separar os argumentos, fato que não deveria fazer parte da função de ler um texto, mas torná-lo inteligível através de frases mais curtas que não cansassem o leitor.
.
45- Uma barbaridade que tu deves evitar vivente, é usar expressões exclusivas da querência onde tu moras tchê! Ou teu texto fica tri ruim.
Gostaram?
Comentem!
Escrever bem hoje em dia é uma habilidade fundamental no convívio humano. Entretanto, essa capacidade vem sendo constantemente banalizada. Apresento um singelo manual em rápidas 45 lições irônicas para que você possa ampliar seu dom de escrever:
1- Use as, vírgulas nos, lugares certos.
.
2- Não faça muitas citações, como diz meu professor João, "quem cita os outros não tem capacidade própria de pensar e escrever".
.
3- Iscreva portugueis direito. Hortografia coreta é eçenssiau.
.
4- Jamaix iskeva axim miguxo, xi naum eu fiko tixti.
.
5- Não abuse dos pontos de exclamação!!!!!! Só um já é o suficiente!!!!!!!!
.
6- Você Não Deve Escrever As Iniciais De Todas As Palavras Em Maiúsculo Se Não For Um Título.
.
7- Cuidado com as redundâncias pleonásticas repetitivas.
.
8- Vá direto ao ponto mais ou menos específico aproximado.
.
9- N use aqlas abrev da net, pq tvz ngm entenda.
.
10- Por que as pessoas não colocam mais ponto de interrogação nas suas perguntas. Será que todos são obrigados a adivinhar que aquilo é uma pergunta.
.
11- Não escreva palavrões, seu filho-da-puta!
.
12- Cuidado com os parônimos! Confundi-los pode discrever uma sentença completamente deferente da pretendida.
.
13- Nãoamontoeaspalavras,senãodeixarespaçonãodáparaent endernada.
.
14- desde o ensino fundamental aprendemos que substantivos próprios começam com letra maiúscula. essa é uma regra de gramática tanto aqui no brasil, quanto na antuérpia.
.
15- Não use à crase onde ela não existe.
.
16- Exagerar é 100 bilhões de vezes pior que o comedimento.
.
17- Frases incompletas são
.
18- Voce nao podera esquecer da acentuaçao e do til.
.
19- Doravante, Vossa Mercê obliterá arcaísmos.
.
20- O uso de parênteses (mesmo quando relevante) é desnecessário.
.
21- Seja incisivo e confiante. Ou não. Talvez...
.
22- Quem precisa de perguntas retóricas?
.
23- Passe a borracha nas gírias, mesmo que sejam show de bola, tá ligado?
.
24- A voz passiva deve ser evitada.
.
25- Mesóclises, evitá-las-á a todo custo.
.
26- Não fique escrevendo no gerúndio, pois seu texto vai dando a impressão de estar sempre continuando, nunca tendo um fim.
.
27- Não coloque rostinhos feitos com símbolos no texto ; -)
.
28- Não use reticências...elas dão a sensação de...imprecisão e...incerteza...
.
29- Você já sabe da importância dos sinais de pontuação não é mas é sempre bom lembrar pois é imprescindível
.
30- O plural são necessário em todas a palavras da frase.
.
31- Não coloque “aspas” em “tudo”, como que “para tirar o seu da reta”.
.
32- Superlativos são prejudicialíssimos para o seu texto.
.
33- Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
.
34- Não escreva palavras com uma só palavra. Jamais!
.
35- Nunca generalize. Generalizar sempre é um erro.
.
36- NÃO ESCREVA EM CAIXA ALTA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. E GRITAR NÃO É NADA EDUCADO.
.
37- Conforme recomenda a SIFUD, nunca use siglas desconhecidas.
.
38- Atrapalhar-se com homônimos pode transformar a cessão do seu texto numa seção de terror.
.
39- Analogias são tão úteis quanto mamilos num urubu.
.
40- Desnecessário faz-se redigir um escrito deveras rebuscado. Tal ufania advém do esmero exacerbado que beira o exibicionismo narcisístico.
.
41- Metáforas são como pooddles de guarda, não servem pra tarefa e só enchem a paciência.
.
42- Cuidado para não repetir a mesma palavra. Prefira um sinônimo à palavra repetida. A repetição de uma palavra pode torná-la repetitiva, já que essa palavra vai sendo repetida palavra após palavra, numa grande repetição de palavras repetidas.
.
43- Não use ditos populares, em boca fechada não entra mosca.
.
44- Evite frases exageradamente longas, como já nos ensinavam os antigos gregos, em que a habilidade da retórica, ou seja, de falar muito sem nenhum objetivo aparentemente real, também não era bem visto, porque já naquela época sabiam que frases longas demais acabam por abarcar conceitos e temas muito diversos, o que obriga o leitor a se esforçar mais do que o necessário para separar os argumentos, fato que não deveria fazer parte da função de ler um texto, mas torná-lo inteligível através de frases mais curtas que não cansassem o leitor.
.
45- Uma barbaridade que tu deves evitar vivente, é usar expressões exclusivas da querência onde tu moras tchê! Ou teu texto fica tri ruim.
Gostaram?
Comentem!
sábado, 1 de outubro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
TURMAS 81 E 82 CONCORDÂNCIA NOMINAL
FAÇA AS ATIVIDADES NO SEU LAPTOP
EXERCÍCIOS
1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas
2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.
3) Há erro de concordância nominal na frase:
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.
4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.
5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.
6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexa ao requerimento,está a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.
7) Assinale o erro de concordância nominal.
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.
8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.
9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )
10) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.
11) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância.
a) Tem duas blusas verde-musgos.
b) Usava sapatos creme.
c) Comprou faixas verde-azuladas.
d) Trouxe gravatas azul-celeste.
12) Aponte o erro de concordância.
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.
13) Marque a frase com palavra mal flexionada.
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.
14) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma
culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.
15) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria
mesmo era escrever em português."
Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância
nominal é:
a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.
16) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.
EXERCÍCIOS
1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas
2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.
3) Há erro de concordância nominal na frase:
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.
4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.
5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.
6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexa ao requerimento,está a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.
7) Assinale o erro de concordância nominal.
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.
8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.
9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )
10) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.
11) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância.
a) Tem duas blusas verde-musgos.
b) Usava sapatos creme.
c) Comprou faixas verde-azuladas.
d) Trouxe gravatas azul-celeste.
12) Aponte o erro de concordância.
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.
13) Marque a frase com palavra mal flexionada.
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.
14) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma
culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.
15) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria
mesmo era escrever em português."
Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância
nominal é:
a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.
16) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.
domingo, 28 de agosto de 2011
ATIVIDADES PARA AS TURMAS 71 E 72
ATIVIDADES PARA AS TURMAS 71 E 72
Conteúdo: Discurso direto e discurso indireto
LEMBRE-SE :A pontuação adequada na construção de narrativas (e na leitura delas também) é de extrema importância.
Agora, resolva as atividades abaixo:
1) Leia: PINTOR LOUCO
Laborterapia no hospício. Aula de pintura. O louco pega o pincel e pinta uma porta na parede.
Depois, chega pro médico e diz:
- Olha só o que eu vou fazer, doutor!
E voltando-se para os outros loucos:
- EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM UMA PORTA AQUI!!!
Os doidos saem correndo, trombam na parede e se esborracham no chão.
O louco diz para o médico:
- Doutor, olha como esses caras são burros! Não sabem que a chave está comigo.
a) Em “- Olha só o que eu vou fazer, doutor!”, temos :
( ) discurso direto ( ) discurso indireto.
b) Passe esse discurso para o outro tipo, fazendo as alterações necessárias.
..........................................................................
2) Retire do texto mais dois exemplos de discurso direto.
..............................................................................
...............................................................................
3) Agora, transforme em discurso indireto, fazendo as alterações necessárias, os exemplos do exercício 2.
.................................................................................
..................................................................................
4) Procure no dicionário o significado da palavra Laborterapia que aparece no texto.
..................................................................................
5) Retire do texto os verbos de elocução. (Você se lembra quais são? Procure em uma boa gramática e sua dúvida será solucionada).
....................................................................................
6) Transforme os discursos diretos em discursos indiretos, fazendo as alterações necessárias.
a) Trancado no quarto, gritei:
- Quem está aí fora?
................................................................................
................................................................................
b) A professora quis saber:
- Por que você faltou à prova, Carlos?
.................................................................................
.................................................................................
c) A freguesa perguntou ao feirante:
- Qual é o preço da abobrinha?
..................................................................................
..................................................................................
d) Ricardo concordou:
- Esta é a melhor solução.
.................................................................................
.................................................................................
7) Agora transforme os discursos indiretos em discursos diretos.
a) A mãe avisou que não queria barulho lá.
................................................................................
b) Infelizmente papai nos informou que não compraria um carro novo.
................................................................................
c) Daniela disse que não gostou daquela roupa porque era muito colorida.
................................................................................
d) O jardineiro perguntou se poderia plantar aquela samambaia no jardim.
.................................................................................
8) Complete o quadro com as outras duas possibilidades de pontuação para o discurso direto:
DISCURSO DIRETO 1ª POSSIBILIDADE 2ª POSSIBILIDADE 3ª POSSIBILIDADE
EX.) O pai disse:
- Quero esse livro. O pai disse: “Quero esse livro” - Quero esse livro – disse o pai.
O aluno perguntou:
- Qual é o tema da redação de hoje?
A mãe disse à filha:
- Chega de conversa.
Perguntei a ela;
- Você é irmã da Ana?
Minha amiga ponderou:
- É perigoso sair sozinha a esta hora da noite.
Sônia pediu:
- Traga-me o material de limpeza.
Conteúdo: Discurso direto e discurso indireto
LEMBRE-SE :A pontuação adequada na construção de narrativas (e na leitura delas também) é de extrema importância.
Agora, resolva as atividades abaixo:
1) Leia: PINTOR LOUCO
Laborterapia no hospício. Aula de pintura. O louco pega o pincel e pinta uma porta na parede.
Depois, chega pro médico e diz:
- Olha só o que eu vou fazer, doutor!
E voltando-se para os outros loucos:
- EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM UMA PORTA AQUI!!!
Os doidos saem correndo, trombam na parede e se esborracham no chão.
O louco diz para o médico:
- Doutor, olha como esses caras são burros! Não sabem que a chave está comigo.
a) Em “- Olha só o que eu vou fazer, doutor!”, temos :
( ) discurso direto ( ) discurso indireto.
b) Passe esse discurso para o outro tipo, fazendo as alterações necessárias.
..........................................................................
2) Retire do texto mais dois exemplos de discurso direto.
..............................................................................
...............................................................................
3) Agora, transforme em discurso indireto, fazendo as alterações necessárias, os exemplos do exercício 2.
.................................................................................
..................................................................................
4) Procure no dicionário o significado da palavra Laborterapia que aparece no texto.
..................................................................................
5) Retire do texto os verbos de elocução. (Você se lembra quais são? Procure em uma boa gramática e sua dúvida será solucionada).
....................................................................................
6) Transforme os discursos diretos em discursos indiretos, fazendo as alterações necessárias.
a) Trancado no quarto, gritei:
- Quem está aí fora?
................................................................................
................................................................................
b) A professora quis saber:
- Por que você faltou à prova, Carlos?
.................................................................................
.................................................................................
c) A freguesa perguntou ao feirante:
- Qual é o preço da abobrinha?
..................................................................................
..................................................................................
d) Ricardo concordou:
- Esta é a melhor solução.
.................................................................................
.................................................................................
7) Agora transforme os discursos indiretos em discursos diretos.
a) A mãe avisou que não queria barulho lá.
................................................................................
b) Infelizmente papai nos informou que não compraria um carro novo.
................................................................................
c) Daniela disse que não gostou daquela roupa porque era muito colorida.
................................................................................
d) O jardineiro perguntou se poderia plantar aquela samambaia no jardim.
.................................................................................
8) Complete o quadro com as outras duas possibilidades de pontuação para o discurso direto:
DISCURSO DIRETO 1ª POSSIBILIDADE 2ª POSSIBILIDADE 3ª POSSIBILIDADE
EX.) O pai disse:
- Quero esse livro. O pai disse: “Quero esse livro” - Quero esse livro – disse o pai.
O aluno perguntou:
- Qual é o tema da redação de hoje?
A mãe disse à filha:
- Chega de conversa.
Perguntei a ela;
- Você é irmã da Ana?
Minha amiga ponderou:
- É perigoso sair sozinha a esta hora da noite.
Sônia pediu:
- Traga-me o material de limpeza.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
PARÓDIA DO ALUNO DA TURMA 72
SE O UNIVERSO
SE O UNIVERSO FOSSE MEU
EU MANDAVA
EU MANDAVA MELHORAR
COM PESSOAS
COM PESSOAS MAIS GENTIS
SÓ PRA NÓS
SÓ PRA NÓS PODER BRINCAR.
NUM PLANETA
NUM PLANETA TEM UMA MATA
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA DEVASTAÇÃO
DENTRO DELA
DENTRO DELA MORAM BICHOS
QUE PRECISAM
QUE PRECISAM DE UMA MÃO.
NESSE PLANETA
NESSE PLANETA TEM HUMANOS
QUE PODEM
QUE PODEM AJUDAR
SE VOCE
SE VOCE COLABORAR
ESSE PLANETA
ESSE PLANETA IRÁ MELHORAR.
(PARÓDIA DO ALUNO JEFERSON VIEIRA)
CANTIGA POPULAR:"SE ESSA RUA FOSSE MINHA"
SE O UNIVERSO FOSSE MEU
EU MANDAVA
EU MANDAVA MELHORAR
COM PESSOAS
COM PESSOAS MAIS GENTIS
SÓ PRA NÓS
SÓ PRA NÓS PODER BRINCAR.
NUM PLANETA
NUM PLANETA TEM UMA MATA
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA DEVASTAÇÃO
DENTRO DELA
DENTRO DELA MORAM BICHOS
QUE PRECISAM
QUE PRECISAM DE UMA MÃO.
NESSE PLANETA
NESSE PLANETA TEM HUMANOS
QUE PODEM
QUE PODEM AJUDAR
SE VOCE
SE VOCE COLABORAR
ESSE PLANETA
ESSE PLANETA IRÁ MELHORAR.
(PARÓDIA DO ALUNO JEFERSON VIEIRA)
CANTIGA POPULAR:"SE ESSA RUA FOSSE MINHA"
quarta-feira, 13 de julho de 2011
MEIO AMBIENTE
AS TURMAS 71 E 72 PRODUZIRAM PARÓDIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE.
VEJA ALGUMAS QUE SE DESTACARAM.
EU PRESERVO A NATUREZA
EU PRESERVO A NATUREZA
EU PRESERVO NATUREZA
E O ARRUDA ESTÁ JUNTO COM CERTEZA
EU PRESERVO A NATUREZA
FAÇO ISSO DE CORAÇÃO
PARA QUE NO MEU MUNDO NÃO HAJA POLUIÇÃO
ME DIZ O QUE É QUE EU FAÇO
COM TODO ESSE LIXO
ME DIZ O QUE É QUE EU FAÇO
PRA NÃO MATAREM OS BICHOS
VÊ COISA ONDE NÃO FOI
VÊ COISA ONDE NÃO TEM
E EU AQUI SOZINHO SEM VOCÊ NÃO SOU NINGUÉM
EU PRESERVO A NATUREZA
EU PRESERVO A NATUREZA
E O ARRUDA ESTÁ JUNTO COM CERTEZA
EU PRESERVO A NATUREZA
FAÇO ISSO DE CORAÇÃO
PRA QUE NO MEU MUNDO NÃO HAJA POLUIÇÃO
ME DIZ O QUE É QUE EU FAÇO
COM TODO ESSE LIIXO
ME DIZ O QUE É QUE EU FAÇO
PRA NÃO MATAREM OS BICHOS
ME ENGANAM FRIAMNTE
SÓ VIVEM INDIFERENTE
E AINDA SAEM DIZENDO
QUE EU NÃO SOU HOMEM DECENTE
PARÓDIA DAS ALUNAS GIOVANA E CAROLINE WECKER,TURMA 71
MÚSICA "TÔ DE CARA" DE LUAN SANTANA
terça-feira, 28 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
ATIVIDADES PARA A 8ª SÉRIE
QUEM SOU EU?
ATENÇÃO: utilize apenas UMA palavra, em cada item, para dar sua resposta.
1-Eu me integro no grupo quando ...
2-A emoção que mais dificuldade sinto em controlar é ...
3-Meu ponto fraco é ...
4-Gostaria de ser talentoso(a) em ...
5-Uma coisa boa a meu respeito é que sou ...
6-Tenho medo de ...
7-Gostaria de quebrar o recorde de ...
8-O que mais me entristece é ...
9-Uma coisa excelente em meu país é o(a)...
10-Quando quero chamar a atenção, eu ...
11-Aprecio no outro a(o) ...
12-Receber ordens de outra pessoa me causa ...
13-Não vivo sem ...
14-Quando não consigo o que quero, eu ...
15-Quando entro numa sala cheia de pessoas, normalmente me sinto ...
16-Quando estou preocupado(a) , eu comumente
17-Sinto-me confortável num grupo em que o líder seja...
18-As normas sociais me fazem sentir ...
19-Em situações ambíguas, não estruturadas, eu ...
20-Eu sou mais feliz quando ...
21-Neste momento eu estou sentindo ...
22-Na escola gostava muito de...
23-Quando estou sozinho(a) geralmente ...
24-Tenho orgulho de ...
25-O que mais me magoa é ...
26-Minha meta é ser ...
27-Ler me faz...
28-Se fosse rico(a) eu ...
29-A qualidade que gostaria de possuir é ...
30-Eu me achava ótimo(a) em...
31-Uma lembrança que guardo com saudade é ...
32-O que mais gosto em mim mesmo(a) é ...
33-A minha infância foi...
34-O que estimula a minha vontade de viver é ...
35-O meu hobby predileto é ...
36-Se eu fosse meus pais, continuaria ...
37-Se puder mudar completamente, escolheria outro(a) ...
38-A consciência do meu erro me traz ...
39-Uma pessoa jamais envelhece se ...
40-Quem diria, mas aprendi quando ...
carteira de identidade
Gosto de ser chamado (a) por ____________ que me faz lembrar ____________. O que
mais eu gosto em mim mesmo é(os) ____________ porque me tornam parecido(a) com
____________. A palavra ____________ e a (imagem, figura) ____________ melhor
representam a pessoa que sou. Gosto muito de ____________ porque isso me leva a
____________. Eu me sinto realmente bem quando vou a um(a) ____________ e adoro
quando alguém me ____________. Não gosto de ficar ____________, por isso sempre
estou com ____________. Enfim, eu sou alguém que _______________________.
ATENÇÃO: utilize apenas UMA palavra, em cada item, para dar sua resposta.
1-Eu me integro no grupo quando ...
2-A emoção que mais dificuldade sinto em controlar é ...
3-Meu ponto fraco é ...
4-Gostaria de ser talentoso(a) em ...
5-Uma coisa boa a meu respeito é que sou ...
6-Tenho medo de ...
7-Gostaria de quebrar o recorde de ...
8-O que mais me entristece é ...
9-Uma coisa excelente em meu país é o(a)...
10-Quando quero chamar a atenção, eu ...
11-Aprecio no outro a(o) ...
12-Receber ordens de outra pessoa me causa ...
13-Não vivo sem ...
14-Quando não consigo o que quero, eu ...
15-Quando entro numa sala cheia de pessoas, normalmente me sinto ...
16-Quando estou preocupado(a) , eu comumente
17-Sinto-me confortável num grupo em que o líder seja...
18-As normas sociais me fazem sentir ...
19-Em situações ambíguas, não estruturadas, eu ...
20-Eu sou mais feliz quando ...
21-Neste momento eu estou sentindo ...
22-Na escola gostava muito de...
23-Quando estou sozinho(a) geralmente ...
24-Tenho orgulho de ...
25-O que mais me magoa é ...
26-Minha meta é ser ...
27-Ler me faz...
28-Se fosse rico(a) eu ...
29-A qualidade que gostaria de possuir é ...
30-Eu me achava ótimo(a) em...
31-Uma lembrança que guardo com saudade é ...
32-O que mais gosto em mim mesmo(a) é ...
33-A minha infância foi...
34-O que estimula a minha vontade de viver é ...
35-O meu hobby predileto é ...
36-Se eu fosse meus pais, continuaria ...
37-Se puder mudar completamente, escolheria outro(a) ...
38-A consciência do meu erro me traz ...
39-Uma pessoa jamais envelhece se ...
40-Quem diria, mas aprendi quando ...
carteira de identidade
Gosto de ser chamado (a) por ____________ que me faz lembrar ____________. O que
mais eu gosto em mim mesmo é(os) ____________ porque me tornam parecido(a) com
____________. A palavra ____________ e a (imagem, figura) ____________ melhor
representam a pessoa que sou. Gosto muito de ____________ porque isso me leva a
____________. Eu me sinto realmente bem quando vou a um(a) ____________ e adoro
quando alguém me ____________. Não gosto de ficar ____________, por isso sempre
estou com ____________. Enfim, eu sou alguém que _______________________.
domingo, 15 de maio de 2011
EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS PARA AS 7ªsSÉRIES
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1) Faça a transposição das frases em voz ativa para a voz passiva.
a) Voz ativa: O governo fará os ajustes políticos necessários.
Voz passiva:
b) Voz ativa: Nós realizaremos a cerimônia até o próximo mês.
Voz passiva:
c) Voz ativa: Os atletas conquistarão muitas vitórias nos próximos Jogos Pan-Americanos.
Voz passiva:
d) Voz ativa: João fez o pedido de benção para sua mãe.
Voz passiva:
e) Voz ativa: O governo fará os ajustes políticos necessários.
Voz passiva:
f) Voz ativa: Nós realizaremos a cerimônia até o próximo mês.
Voz passiva:
g) Voz ativa: Os atletas conquistarão muitas vitórias nas próximas olimpíadas.
Voz passiva:
h) Voz ativa: João fez o pedido de benção para sua mãe.
Voz passiva:
2-Coloque as frases seguintes na voz ativa.
a) A lâmpada foi inventada por Edison.
b) As folhas foram trazidas para aqui pelo vento.
c) As calças foram remendadas pela avó.
d) Os clientes foram enganados pelo lojista
e) O incêndio foi extinto pelos bombeiros voluntários.
f) Alexandria foi fundada por Alexandre?
g) O grêmio foi derrotado pelo internacional.
h) O presidente é elogiado por toda a gente.
i) Ele foi recebido calorosamente pela família da namorada.
j) Este poema foi escrito por ti?
k) Essa notícia foi publica pelo público.
l) Esta casa foi desenhada por um arquiteto nosso amigo.
m) O rapaz foi posto à prova pelo patrão.
n) Esta fotografia foi tirada pelo Amílcar.
3. Passa agora as frases que se seguem para a voz passiva.
a) Eu pedi o arroz ao garçom.
b) O Ronaldo marcou o segundo gol.
c) Os chineses descobriram a pólvora.
d) O presidente chamou-me ao seu gabinete.
e) Os funcionários da Câmara demoliram este prédio.
f) A seguradora cobre as despesas do incêndio.
g) O cão mordeu-me.
h) Comprei os bilhetes do cinema.
i) O vento partiu o vidro da janela.
j) As águas do rio invadiram as casas.
k) A toupeira abriu este buraco.
l)PASSE PARA A VOZ PASSIVA.
m) O caçador matou o rato.
n) O sol comeu as cores da camisola.
o) A Indonésia invadiu Timor.
4. COLOQUE NA VOZ ATIVA OBSERVANDO O TEMPO DOS VERBOS.
1- O livro foi lido pela aluna.
2- O livro é lido pela aluna.
3- O livro era lido pela aluna.
4- O livro será lido pela aluna.
5. Coloca as seguintes frases na voz passiva.
a) Os alunos estudam as matérias.
b) Os alunos estudavam as matérias.
c) Os alunos estudarão as matérias.
d) Os alunos estudaram as matérias.
6- Nas seguintes frases, identifica as que estão na voz ativa (VA) e as que estão na voz passiva (VP).
a) A menina come a maçã.
b) A casa foi construída pelos trabalhadores.
c) A aula será dada pela professora.
d) Os meninos estudam a lição.
e) A carta era entregue pelo carteiro.
f Os pais enviaram
Assinar:
Postagens (Atom)