terça-feira, 25 de junho de 2013

ATIVIDADES -CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS-8ª SÉRIE


  • 1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
  • proporcionais, temporais, conformativas, causais, condicionais,concessiva,finais

  • a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.

  • b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.

  • c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.

  • d) Ainda que eu sofra, não voltarei.

  • e) Caso você saia, feche a porta. 

  • f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.

  • g) A medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..

  • h)  Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.

  • i) Ele foi mal visto que esqueceu o trabalho de Português.

  • j) À proporção que estuda, mais aprende.
  • ·          
  •  
  • 2- A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?
  •  
  • a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
  • b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
  • c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
  • d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
  • e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
  • f) Nada saiu como esperávamos.
  •  
  • 3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:
  •  
  • a)      Seria mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
  • b)      Tudo foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
  • c)      Dona Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
  • d)..............................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
  • e) O frio era grande, ...................aproximou-se da lareira.(causal)
  • f)       Nesse instante, Pedro se levantou .............. se tivesse levado uma chicotada.(comparativa)
  • g) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
  • h)..................fosse convidado ,não iria  à reunião.(concessiva)
  •   i)      ................................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
  • j)        Fiz-lhe sinal .............. se calasse.(finalidade)
  • k)A emoção foi .................grande ..............desmaiou.(consecutiva)
  •  

10 comentários:

Aurismar Lopes Queiroz disse...

Olá, companheira, tive a liberdade de copiar essa atividade elaborada por você. Muito bom o seu blog. Parabéns.
aurismarqueiroz.blogspot.com

ana disse...

Espero o gabarito

vinicius disse...

gostei muito de seu blog ainda sou estudante e estou aprendendo mto com isso

Joao Henrique Marques Alves disse...

Ótimo,este site.é uma grande forma de aprender as conjunções e memorizá-las afim de que possamos aprender ainda mais.Recostei-me à este site para aprofundar os estudos ainda mais,visto que a escola não proporciona tal pesquisa e conteúdo.

Anônimo disse...

1-a) causal
1-b) temporal
1-c) conformativa
1-d) condicional
1-e) condicional
1-f) final
1-g) proporcional
1-h) proporcional
1-i) causal
1-j) proporcional

Polyana Cruz disse...

Gostei muito, mas gostaria de receber o gabarito.
Obrigada!

Anônimo disse...

GABARITOOOOOOOOO!

Anônimo disse...

2 a)conformidade
b)comparaçao
c)causa
d)conformidade
e)comparaçao
f)conforme

3
a)se
b)para que
c)porque
d)a medida que
e)ja que
f)como
g)que
h)embora
i)segundo
j)para que
k)tao que

Anônimo disse...

Olá, professora!
Eu realmente gostei muito dessa sua atividade, ajudou muito na minha prova!
Continue assim, parabéns.

Sara Vickk disse...

ATIVIDADES -CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS-6ª SÉRIE

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
(Proporcionais, temporais, conformativas, causais, condicionais, concessiva, finais.)

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
Causal
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
Temporal
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
Conformativa
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
Condicional
e) Caso você saia, feche a porta.
Condicional
f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.
Final
g) A medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..
Proporcional
h) Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.
Temporal
i) Ele foi mal visto que esqueceu o trabalho de Português.
Concessiva
j) À proporção que estuda, mais aprende.
Proporcional



2- A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?

a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
Conformidade
b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
Comparação
c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
Causa
d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
Conformidade
e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
Comparação
f) Nada saiu como esperávamos.
Conformidade
3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:

a) Seria mais poeta..se....... fosse menos político.(condicional)
b) Tudo foi planejado ......para.que................ não houvesse falhas.(finalidade)
c) Dona Luísa fora para lá .....porque........... estava só.(causal)
d)........A.proporção.....................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
e) O frio era grande, .....por.isso.............aproximou-se da lareira.(causal)
f) Nesse instante, Pedro se levantou ....como.......... se tivesse levado uma chicotada.(comparativa)
g) Falou tanto na reunião...que......ficou rouco.(causal)
h)......Embora............fosse convidado ,não iria à reunião.(concessiva)
i) .........Segundo.......................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
j) Fiz-lhe sinal .....a.fim.de.que...... se calasse.(finalidade)
k)A emoção foi ....tanta.........grande ....que....desmaiou.(consecutiva)