domingo, 7 de abril de 2013

ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO









  

            Texto:                             A incapacidade de ser verdadeiro


            Paulo tinha fama de ser mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
            A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
            Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
_ Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
(Carlos Drummond de Andrade)

01. Paulo, personagem principal do texto, tem fama de mentiroso. 

a) Por que ele tem essa fama?   ________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
b) Como se apresenta o mundo que ele imagina?   ________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

02. Diante das invencionices do filho, a mãe deixa transparecer incompreensão. 

a) Como a mãe interpreta as invencionices de Paulo? _______________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
b) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

03. No desfecho do texto, Dr. Epaminondas diz: _ Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.  
                                  
a) O que torna esse diagnóstico do médico surpreendente?  
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que o médico teria dado esse diagnóstico ao menino? Você concorda? Comente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Informe a que classes gramaticais pertencem as palavras destacadas deste fragmento do texto.

Paulo tinha fama de ser mentiroso

Palavra
Classe gramatical
Palavra
Classe gramatical
Paulo

tinha

Fama

de

ser

 mentiroso


05. Circule o sujeito e sublinhe o predicado nas orações que se apresentam:
a)      Não eram suas palavras compatíveis com o cargo.
b)      Tomou conta de todos, um terrível pressentimento.
c)      Aconteceu um terrível acidente na rua Augusta.
d)     Frutos amargos colhem as infelizes lavadeiras.
e)      Encontraram-se mãe e filho depois de tantos anos.

06.   Assinale com um (X) a alternativa que apresenta uma oração com sujeito INDETERMINADO:
 ( A ) Todos foram ao clube neste sábado.   
 ( B ) Durante o passeio, pularam na água alguns alunos do 8º ano.  
 ( C ) Pela fatalidade, alguém deverá ser responsabilizado.
 ( D ) Estudamos muito para o teste de Geografia. 
 ( E ) Estudaram muito para o teste de Geografia.


07. Informe o tipo de sujeito das orações abaixo:
a) Ananias e Pedro são amigos. _____________________________________________
b) Levaram todos os jornais. _______________________________________________
c) Anoiteceu rapidamente. _________________________________________________
d) Os jornais falsificam a imagem do mundo. __________________________________
e) Puseste o livro na estante? _______________________________________________
f) Usamos calça de brim. __________________________________________________
08. Sublinhe o predicado nas orações que seguem:
a) Fomos ao teatro.                                                    
b) No fim daquela esquina, vivem duas senhoras muito idosas.
c) Não foram coerentes as suas palavras.
d) Orgulhosos, os soldados marcharam no Dia da Pátria.
e) Trouxeste o material de História?

09. Crie:
a) uma oração com sujeito OCULTO: _______________________________________________________________________________________
b) uma oração com um substantivo abstrato exercendo a função de sujeito:
________________________________________________________________________________________
c) uma oração sem sujeito: _______________________________________________________________________________________













2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Profª Clarice



Sou aluna do curso Mídias na Educação NCE/USP-UFPE) e estou fazendo uma monografia com tema edublogs (blogs com finalidade educativa). Durante as minhas buscas por blogs que possuem características que os diferenciam dos demais, encontrei o seu e gostaria de convidá-lo para compartilhar a sua experiência sobre o modo como o utiliza em sua prática. Você pode me ajudar respondendo a um questionário?
Obrigada Debora deborafb@hotmail.com

Luiza Freitas disse...

Me da a resposta do 5 ao 11? por favor?