- 1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
- proporcionais, temporais, conformativas, causais, condicionais,concessiva,finais
- a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
- b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
- c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
- d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
- e) Caso você saia, feche a porta.
- f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.
- g) A medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..
- h) Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.
- i) Ele foi mal visto que esqueceu o trabalho de Português.
- j) À proporção que estuda, mais aprende.
- ·
- 2- A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?
- a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
- b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
- c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
- d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
- e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
- f) Nada saiu como esperávamos.
- 3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:
- a) Seria mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
- b) Tudo foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
- c) Dona Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
- d)..............................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
- e) O frio era grande, ...................aproximou-se da lareira.(causal)
- f) Nesse instante, Pedro se levantou .............. se tivesse levado uma chicotada.(comparativa)
- g) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
- h)..................fosse convidado ,não iria à reunião.(concessiva)
- i) ................................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
- j) Fiz-lhe sinal .............. se calasse.(finalidade)
- k)A emoção foi .................grande ..............desmaiou.(consecutiva)
CRIEI ESTE BLOG COM O OBJETIVO DE PUBLICAR TRABALHOS REALIZADOS EM SALA DE AULA E PROPÔR ATIVIDADES PARA OS ALUNOS.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
ATIVIDADES -CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS-9º ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
ficaria mais legal se você também postasse o gabarito
eu sou um aluno da oxford hight school queria pedir que colocasse mais exercicos para me confundir a ainda que uma subodinaçao com minha jasnofita internamente mordida ate qu sua pepeq estava aceza desde que eu fiz uma prova oral da juhasgdjk
Cu no cu
Sua atividade é ótima professora, parabéns! Concordo com o primeiro comentário, seria mais interessante se estivesse acompanhada pelo gabarito, mesmo assim, parabéns!
Eu amei e dei para todos os meu alunos, porém tive de responder sozinha pois não tinha o gabarito. Iria ficar perfeito se postasse o gabarito. Obrigada :)
Está tão fácil que não precisa de gabarito,é só estudar um pouquinho.
Gostei bastante,sou estudante e me ajudou muito na hora de estudar para prova!
o gabarito seria bom para vermos se acertamos as respostas no momento de estudar, porém mesmo assim foi ótimo e ajudou muito, obrigada!
Mas nem precisei do gabarito, estavasuper fácil!
agradeço muito pela postagem!
ta bum ia ser melor si tivessi gabirito para aceta
A primeira questão não se trata de uma conjunção subordinativa, mas sim de uma conjunção coordenativa, pelo fato de estar ligando duas orações idependentes.
a primeira questão trata-se de uma conjunção coordenativa explicativa
Meo tio lanberçon e dono da epou ele dice qe vaaaii prooceça vose lichosssa
Muito bom!
Fuck police!
Muito bom mas eu prefiro o pezin de alface
ta meio confuso mas eu peidei
Parabens
Quem prefere orkut curti aki --->
acho q na primeira da primeira é uma conjunção causal.
Ficarei mais legal
Se você também postasse o gabarito
É cada comentario que aparece...
Ficaria melhor com o gabarito, porém ajudou bastante. Obrigada!
Postar um comentário