terça-feira, 28 de maio de 2013

ATIVIDADES PARA AS TURMAS 71 E 72

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS SOBRE TIPOS DE DISCURSO




1.    Leia o texto a seguir, observando a presença e a convivência de vários discursos:
            O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal:
          - Vinte e dois adultos enganados por um menino!  Uma criança engana vinte e dois adultos!
          Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu.
          O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando:
         - vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos!

Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.

2.    Observe o trecho:
“Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”

No trecho, a voz do personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse naquela situação.

3.    Indique o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a)    Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
b)    Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
c)     - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
d)   Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).

4.    Passe no seu caderno as orações abaixo do discurso indireto para o discurso DIRETO:
a)    O delegado afirmou que suspeitava de todos.
b)    A esposa confirmou que seu marido tinha estado em casa na noite anterior.
c)    O rapaz garantiu que levaria as compras para a mãe daqui a pouco.
d)    O vizinho disse-lhe que não queria que ele viesse mais ali, em sua casa.
e)    A vítima pediu-lhe que ele fizesse um favor. Ficasse calado.
f)     O rapaz sussurrou que ele mesmo sabia de tudo.
g)    O garoto disse que sua mãe não iria gostar de vê-lo com a aquela revista da Play boy.

5.    Passe no seu caderno as orações abaixo do discurso direto para o discurso INDIRETO:
a)    O pai gritou: - Quero saber quem fez essa bagunça aqui na sala?
b)    A vendedora perguntou: - Precisa de ajuda, senhora?
c)    A cliente respondeu: - Não preciso de ajuda, estou só de passagem.
d)    A mãe ordenou: - Pare de questionar, menino, e faça rápido o que eu lhe pedi.
e)    Segundo o geólogo americano falou “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”
f)       Albert Einstein disse “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.”

6.     Leia o texto abaixo para responder o que se pede:
RIVALIDADE ARGENTINA
              Estavam certa vez, o americano, o argentino e o brasileiro, na China, bebendo umas e outras em praça pública, coisa que é proibida nesse país.
Foram presos e levados ao juiz. O juiz condenou que cada um levaria 20 chibatadas.
           Como era transição entre o ano do galo e o tigre, tinham direito, isso todos os prisioneiros, a um pedido, desde que não fosse escapar da punição.
          O juiz falou: "Americano, vocês são um povinho de merda, metidos a besta, prepotentes, acham que são os donos do mundo, mas mesmo assim lhe concedo o pedido, pode pedir".
           O americano fala: "Amarrem um travesseiro nas minhas costas".
           Lá pela décima chibatada, o travesseiro rompe e ele acaba levando mais 10 chibatadas no couro limpo.
          Para o argentino o juiz disse "Argentino, vocês sim são um povo de merda mesmo, cheio de marra, êta gente chata, como vocês nunca vi, mas vou ter de lhe conceder o pedido".
         "Amarrem 2 travesseiros nas minhas costas". Diz o argentino. Depois da 15ª chibatada os travesseiros não aguentam a força das chibatadas e acaba levando 5 chibatadas sem qualquer proteção.
          Chega a vez do brasileiro. Diz o juiz” vocês são um povo exemplar, povo sofrido, vive na miséria, trabalha e mesmo assim mantém o bom-humor, ao invés de um pedido, vou quebrar o protocolo e lhe favorecer a dois pedidos. Pode pedir.”
          O brasileiro fala: "Não quero levar 20 chibatadas e sim 200". O juiz se espantou, mas tudo bem, o cara era brasileiro. E pergunta: "Qual é o 2º pedido?"
          "Amarrem o argentino nas minhas costas."
a)    Que tipo de texto é esse que acabamos de ler?
b)    Sobre o que ele trata?
c)    Quantas vozes aparecem neste texto?
d)    O que o autor do texto usou para representar as falas dos personagens?
e)    Quais sinais de pontuação foram usados para indicar esse tipo de discurso?
f)     Passe agora cada fala dos prisioneiros para o discurso INDIRETO.
·          O americano fala: "Amarrem um travesseiro nas minhas costas".
·           "Amarrem 2 travesseiros nas minhas costas". Diz o argentino.
·           O brasileiro fala: "Não quero levar 20 chibatadas e sim 200". “Amarrem o argentino nas minhas costas."

7.    Leia o texto abaixo e responda as perguntas.
No hospício, o doido telefona para o corpo de bombeiros e avisa:
- Tá pegando fogo no hospício.
Rapidamente os bombeiros chegam ao local:
- Onde é o fogo?
O doido:
- Vocês vieram tão rápido que ainda nem deu tempo de botar.

a)    Que tipo de discurso predomina no texto acima?
b)    Quais sinais de pontuação usados para representar esse discurso?
c)    Passe todo o texto para o discurso indireto.

8.    Veja esta tirinha abaixo. Os personagens estão falando no discurso direto, mas como você pode ver só em usar a imagem não tem precisão de fazer uso daquela pontuação e uso de verbos que indicam que uma pessoa vai falar.
Reescreva este diálogo em seu caderno, lembrando que não terá a imagem, então você deverá representar a fala das personagens usando os verbos que indicam inícios de falas e os sinais de pontuação mais apropriados.




9.    Leia o texto abaixo e depois assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações.
O HOMEM TROCADO

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
- Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
- Eu estava com medo desta operação...
- Por quê? Não havia risco nenhum.
- Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
- E o meu nome? Outro engano.
- Seu nome não é Lírio?
- Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
- Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
- O senhor não faz chamadas interurbanas?
- Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
- Por quê?
- Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
- O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
- Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
- Apendicite? - perguntou hesitante.
- É. A operação era para tirar o apêndice.
- Não era para trocar de sexo?

(    ) Tudo na vida desse personagem só acontecia o contrário, ou seja, coisas que não eram para acontecer.
 ) Esse texto apresenta a voz do narrador, do paciente e da enfermeira.
(   ) Em maior parte o texto, ele é estruturado no discurso indireto.
(   ) Para indicar o discurso direto o autor do texto utiliza-se das aspas e vírgulas.
(     ) A única coisa que deu certo na vida desse sujeito foi a sua operação, que ocorreu tudo como ele queria.


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