Eis aqui um programa de cinco anos para
resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade
gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as
coisas, afinal, o português é difícil mesmo. Para não assustar os poucos que
sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos
tudo de forma gradual.
No primeiro ano, o "Ç" vai
substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o
"S" suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar,
prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU" em que o
"U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom
é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão
uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.
Haverá um aumento do entuziasmo por parte
do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os
acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado
para "X" e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e
mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais
kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.
Da mesma forma, o "G" ço çera
uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke
naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G" em
"tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da
jente.
No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova
ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas seraum
poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de
desneçeçarias çempre foram um problema terivel para as peçoas, que akabam
fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordam ke os çinais de
pontuaçaum komo virgulas dois pontos kraze aspas e traveçaum tambem çaum
difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.
No kuarto ano todas as peçoas já çeraum
reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo
e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou
kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os
kariokas talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de
eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum
adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai
tambem ja e eskuliambaçaum.
No kinto ano akaba a ipokrizia de çe
kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e
tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba
toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou
I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem
ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di
isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta
isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze
akabo.
Naum vai te mais problema ningem vai te
mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai
iskreve sempre çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e
finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us
publiçitario us blogeru us adivogado us eskrito i ate us politiko i u
prezidenti olia ço ki maravilia.
RESPONDA NO CADERNO
1) Na sua opinião, a autora está fazendo uma proposta séria ou está sendo irônica?
RESPONDA NO CADERNO
1) Na sua opinião, a autora está fazendo uma proposta séria ou está sendo irônica?
2) O texto começa dizendo que o português é
uma língua difícil. Você concorda com essa afirmação? Quais são suas maiores
dificuldades na escrita da Língua Portuguesa?
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